Direitos das pessoas com doenças degenerativas

Serão debatidos em audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba

           
16 de Março de 2018 às 17:52

 

Sob a coordenação dos vereadores Helio Wirbiski (PPS) e Maria Leticia Fagundes (PV), a Câmara Municipal de Curitiba promove, na próxima quinta-feira (22), a audiência pública “Direitos das Pessoas com Doenças Degenerativas”. O evento, marcado para às 14h no auditório do Anexo 2, vai reunir especialistas em seguridade social e direito para debater, junto à população, os direitos das pessoas com doenças graves e incuráveis.

"A doença degenerativa compromete as estruturas das células e dos tecidos, e podem envolver todo o organismo. As mais conhecidas são Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, osteoartrose, diabetes, hipertensão, glaucoma, artrite e reumatose”, explicou Maria Leticia Fagundes, durante a sessão plenária desta quarta-feira (14), ao convidar vereadores, servidores e público presente para a audiência pública.

 

“Infelizmente, as doenças degenerativas, que têm como característica serem progressivas, matam muito cedo os seus portadores”, disse a parlamentar, ao frisar que nem todos têm a longevidade do físico britânico Stephen Hawking, que morreu essa semana aos 76 anos, mas foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos 21. “Temos aqui em Curitiba, uma notícia que diz assim: 'Morre mulher que lutava contra doença rara e degenerativa'. Na terça-feira, dia 6 [de março], morreu aos 35 anos a senhora Elisângela Gomes. Difícil enfrentar essa doença [a esclerose lateral amiotrófica]”, lamentou. 

“Quando pessoas passam por extremas dificuldades com essas doenças, muitas vezes a família adoece junto com o paciente, se esquecendo que muito pode ser feito, através dos seus direitos. Sabendo da importância do tema, reuniremos nesta reunião pública diversos profissionais que poderão esclarecer dúvidas e mudar a vida de muitas pessoas para melhor”, destacou Helio Wirbiski. 

O debate na Câmara Municipal visa esclarecer entidades, famílias e toda comunidade curitibana sobre as doenças degenerativas, que comprometem toda a população. Os direitos das pessoas com doenças graves e incuráveis serão abordados por especialistas como Aldebrando Lins de Albuquerque, gerente executivo do INSS; Silvio Guidi, advogado especialista em doenças degenerativas; Mário Márcio Negrão, médico neurologista e psicoterapeuta; Luiz Bernardi, superintendente da Receita Federal no Paraná e em Santa Catarina; e Marisa Schmidt Silva, psicóloga e especialista em psicomotricidade. 

A audiência pública será dia 22 de março, quinta-feira, às 14h, no auditório do Legislativo (acesso pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto, Centro). Qualquer cidadão interessado pode comparecer e participar do debate.

Fonte: http://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=29201#&panel1-3

FACEBOOK

CURTA E ACOMPANHE

CADASTRE-SE E RECEBA INFORMAÇÕES

NOME  
E-MAIL  
Por favor, aguarde...