PROJETO CRIA REGRAS PARA NOMEAÇÕES DE GESTORES MUNICIPAIS

As regras valem para os secretários municipais, presidentes e alta gerência da administração direta e indireta

           
17 de Julho de 2017 às 11:10

Em abril foi protocolado projeto do vereador Helio Wirbiski que cria regras para a Prefeitura de Curitiba ocupar cargos de secretários e administradores de autarquias, fundações, órgãos e fundos municipais. Através da proposição (005.00204.2017), além de reputação ilibada e conhecimento técnico na área de atuação, serão necessários cinco anos de experiência, formação acadêmica, já ter sido gestor e cumprir as exigências da Lei da Ficha Limpa.

O vereador fala sobre a importância e responsabilidade de ocupar um cargo administrativo público. “O gestor público é responsável, basicamente, por empregar os recursos públicos da sua pasta em benefício de toda a sociedade, sempre em busca de mais eficiência. Mas, para que esse resultado apareça, é preciso investimento em qualificação profissional, com o intuito de otimizarem ao máximo sua atuação”, diz. As regras valem para os secretários municipais, presidentes e alta gerência da administração direta e indireta.

Para Wirbiski, é preciso buscar uma eficiência nas administrações, para que os municípios se desenvolvam de maneira correta. “Faz-se necessário uma conscientização geral quanto a indicação de secretários, presidentes, administradores para a direção de empresas, fundações e órgãos públicos, objetivando uma administração eficiente e eficaz, prevenindo irregularidades, desenvolvendo uma visão ampla e integrada da administração, favorecendo a reflexão e o debate sobre a ética pública, a transparência, a eficiência e a responsabilidade dos gestores”, explica.

O projeto de lei começa a tramitar na Câmara de Curitiba após a leitura em primeiro expediente da sessão plenária. Primeiro a matéria recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois segue para as comissões temáticas do Legislativo. Assim, segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.⁠⁠⁠⁠

FACEBOOK

CURTA E ACOMPANHE

CADASTRE-SE E RECEBA INFORMAÇÕES

NOME  
E-MAIL  
Por favor, aguarde...